Blogger ou WordPress?


Há sempre uma eterna disputa entre as duas plataformas de blogs mais populares atualmente. Cada um com suas características, ambas têm muitos fãs em todo o mundo, cada uma com seu modo. Você, prefere Blogger ou WordPress?
Eu uso o blogger e particularmente, não tenho nada de pontos negativos para atribuir à plataforma. Mas há muitos que o criticam pelo fato de ser uma plataforma que não permite uma edição HML tão grande como o WordPress.org (o WordPress usa linguagem PHP).

Blogger

Criada em 1999, foi comprada pelo Google em 2003 e desde lá vêm tendo melhores significantes. Com o aumento no número de templates, mais serviços integrados, o Blogger tem mais de 3,2 milhões de blogs. Tendo como uma de suas principais características a simplicidade, o Blogger atrai principalmente pessoas que não tem tanto conhecimento em edição de códigos HTML. 
Para adicionar funcionalidades, basta apenas acessar o menu do próprio site adicionar desde o perfil do +Google, gadget para reunir seguidores até funcionalidades com códigos HTML, que pode ser a caixa de like do Facebook, Twitter, e vários outros gadgets que existem em vários sites da internet.
O diferencial do Blogger foi inovar sendo a primeira plataforma de Blogs a ser possível postar no site da plataforma, o que antes não era possível. Na maioria das plataformas, com exceção do WordPress.com, que funciona de forma assemelhada ao Blogger, era possível postar somente acessando os arquivos de configuração.

WordPress.org

Nunca confunda WordPress.com e WordPress.org. Embora as duas plataformas sejam administradas pela mesma empresa, a automatic, são plataformas bem diferentes.
A plataforma WordPress.org é de código aberto, sendo a mais usada por editores profissionais. Segundo a maioria dos seus usuários, é ideal para projetos profissionais, e é usando largamente por sites de revistas, lojas virtuais e é inclusive usado nos sites da Tv Globo.
Sua principal característica é que a plataforma é de código aberto, ou seja, permite uma maior possibilidade de edição, adicionando mair funcionalidades, edição de layout, enfim, permite mexer em todo o site, o que não é possível quando se usa o blogger.
Para usar o WordPress.org é preciso fazer upload dos arquivos de configuração, que podem ser baixados no site da plataforma e devem usar um banco de dados, sendo a mais popular a MySQL. 
Por esses quesitos é largamente usada por profissionais. É grátis.

WordPress.com

É a plataforma que se assemelha muito ao Blogger. É administrada pela automatic, mesma empresa que administra o wordpress.org. É também muito usada por pessoas, mas tem sua característica por ser mais parecida com uma Rede Social de blogs. Não é permitido usar programa de rentabilização, como o AdSense, que a plataforma repudia. É para quem quer um blog como um hobby e que não deseja ganhar dinheiro com isso. Também tenho blogs lá e aprovo. Tem uma infinidade de templates, que são de ótima qualidade. 
Um contra é que a plataforma exibe anúncios, que segundo a mesma, serve para cobrir os custos com hospedagem dos sites. 

Conclusão

A melhor plataforma é a que você sabe utilizar melhor. Se sabe mexer mais em Blogger, fique no Blogger, ou igualmente no WordPress. O que ira diferenciá-lo dos demais será o seu conteúdo, o que nenhuma plataforma de blogs é capaz de disponibilizar para você. No quesito engajamento em mecanismos de pesquisa, há uma ligeira vantagem do WordPress.org, o que não impede do Blogger, se bem configurado, alcançar resultados bem semelhantes quando bem configurado.

Comentários

Postagens mais visitadas

A influência da mídia nos dias atuais

Resenha do livro 1808, de Laurentino Gomes

Resenha do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams