O Flamengo campeão da Copa do Brasil 2013

                   Eu não esperava e também não queria o título do Flamengo, na qualidade de bom torcedor do Bota Fogo mas era muito improvável a derrota do Flamengo em pleno Maracanã lotado. Digo que todo o mérito do título deve-se ao grande treinador Jayme de Almeida, que transformou o grupo deixado por Mano Menezes.

Os Flamenguistas bem recordam da amarga derrota sofrida para o Atlético-PR em pleno maraca lotadinho após estar vencendo por 2x0. Foi um baque maior saber que depois da partida, naquele mesmo dia, sem mais nem menos, Mano Menezes deixaria o cargo de treinador, deixando também o time em uma crise estrutural tremenda. Cabe realçar também que naquele tempo o Flamengo era sério candidato ao rebaixamento. Depois disso surgiu meio devagar o interino, que também é análogo à quebra-galho Jayme de Almeida assumiu o comando do time. Venceu algumas partidas e foi efetivado. Particularmente, não tinha muita fé no time, não pelo técnico, mas pelo elenco mesmo, dito por muitos como fraco, sério candidato ao rebaixamento.
Após a chegada de Jayme, algumas coisas mudaram, no que desrespeito principalmente ao elenco; não a mudanças drásticas, mas de comando, emocionais. A verdade é que quando o elenco não quer jogar, não joga! E somente uma pessoa que tem o domínio e a confiança de um determinado grupo é que consegue introduzir no seio do grupo ideias que possam ser assimiladas e postas em práticas: foi o que aconteceu com o Flamengo. O treinador conseguiu implantar sua filosofia de trabalho, que por sinal não deixa nada a desejar ao técnicos de ponta do futebol mundial e fez com que esses jogadores pusessem em prática. Era claro o aguerrimento, a vontade, a raça dos jogadores, embora poucos técnicos, conseguiram manter um equilíbrio que fez com que o time até sonhasse com libertadores sem ao menos copa do brasil.
Mas agora, depois da conquista do título e da permanência garantida na série A do ano que vem, é só alegria. Nada mais que o prêmio por um trabalho muito bem feito e que teve início e tem seu fundamental pilar no treinador, que no caso do Flamengo, ganhou o jogo.

Comentários

Postagens mais visitadas

A influência da mídia nos dias atuais

Resenha do livro 1808, de Laurentino Gomes

Resenha do livro O guia politicamente incorreto da economia brasileira