Sr. Pip -Lloyd Jones

Senhor pip é um daqueles livros que são muito bons mas são pouco conhecidos. Fica na memória como uma ferida que é lembrada a todo momento, seja pelo enredo, por seus personagens ou pelo tempo que transcorre a história.



É simplesmente  um livro fantástico. Talvez, quando você  estiver velho, muito tempo depois de ler este livro ainda vai acontecer de você lembrar de um personagem  vivendo o seu dia-a-dia.
Olho arregalado ou Sr. Pip ou ainda sr. Watts.  Este é sem dúvida uma pessoa sem igual. Um homem urbano, casado. Aacabo com o mesmo e parte para uma ilha onde vivem pessoas muito irreverentes : Boungainville . Larga o teatro, a mulher e passa a viver numa velha casa de missão com Grace, uma mulher que ele conhece na cidade. Grace mora em Bougainville.
Um povo assolado pelo abandono  do gov erno, de doênças e guerras. Acontecem coisas  que não são tão legais, como a morte de Sarah e muitas outras crianças vítimas de meningite. Então vem a guerra, os peles- vermelhas e os rambosa também. E trazem junto consigo a antítese do que desejavam : felicidade, que pode melhor ser traduzida por Grandes Esperanças, a maior obra do século XXI  escrita por Charles Dickens. É onde nasce Pip, e Matilda, Dolores Daniel e um novo mundo.
Com a guerra Sr. Watts passa a ser Pip.Watts para a ser o professor da ilha. Assume a missão de ensinar sobre o que sabe e o que não sabe, as vezes mesmo que não saiba. Cria um novo mundo onde abrigam-se as crianças, que ficam fascinadas pela leitura. E até mesmo  muitos pais entram nesse mundo. Até que os soldados vem e quebram este mundo em mil pedaços, destruindo mundos

Comentários

Postagens mais visitadas

A influência da mídia nos dias atuais

Resenha do livro 1808, de Laurentino Gomes

Resenha do livro As religiões que o mundo esqueceu