O que um vírus no celular faz?


Os chamados malwares (popularmente "virus") possuem basicamente uma premissa: podem conter códigos para roubar os dados do proprietário do aparelho, transmitindo-os pela rede de celular para o criador do virus, que pode usar esses dados para roubos digitais. Os malwares, por utilizarem a rede de telefonia, também "gastam créditos" do proprietário, muitas vezes em você saber.

Para evitar que seu celular seja atacado por virus é muito simples: basta não instalar softwares piratas no aparelho. 

Os celulares Nokia avançados permitem a instalação de softwares para sua plataforma, a Symbian, e o nível de segurança deste sistema é muito bom: o aparelho verifica a "assinatura" do programa que está sendo instalado, e se a assinatura não for válida ou estiver vencida, o aparelho não aceita a instalação. 

Ocorre que, algumas vezes, o usuário "corrompe" seu celular para tentar instalar softwares piratas. Isso é um erro duplo: além de estar utilizando um software pirata, que muitas vezes é tão barato que não compensa esta atitude, está arriscando instalar um software contaminado com códigos malwares, e seus dados estão em risco.

Alguns malwares além de roubarem dados, também podem tornar o uso do aparelho impossível, gerando travamentos e o preenchimento da memória do aparelho com informação inútil.

A única forma de remover o malware do aparelho é restaurando-o às configurações de fábrica, o que pode causar, muitas vezes, a perda total dos dados contidos no aparelho.




COMO APAGAR OS VÍRUS?


Você pode liga-lo na sua máquina sem que ele infecte o seu PC.

Ao plugar você segura o shift até acabar a detecção do dispositivo. Ai ele não abre aquela janelinha de reprodução automática.

Ai abra o Windows Explorer pela tecla da Janelinha do Windows + E, não use o meu computador.

Sempre navegue pela barra de pastas sem dar 2 cliques na unidade do celular.

Vai em ferramentas opções, na guia modos de exibição, você marca para exibir arquivos ocultos e de sistema e desmarca proteger arquivos protegidos do sistema.

Ai ao entrar no celular clicando na unidade dele pela barra de pastas, deverá aparecer algum arquivo .exe mais claro (oculto) e um arquivo chamado autorun ou autorun.inf

Deleta ambos.

Comentários

Postagens mais visitadas

A influência da mídia nos dias atuais

Resenha do livro 1808, de Laurentino Gomes

Resenha do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams